segunda-feira, 21 de novembro de 2011


11 de novembro de 1955: Lott dá golpe para evitar o golpe

Jornal do Brasil: Sábado, 12 de novembro de 1955

Reunido em sessão extraordinária, o Congresso Nacional declarou Carlos Luz impedido de continuar na Presidência da República e empossou Nereu Ramos, vice-presidente do Senado, que ocupou o cargo interinamente até a posse do presidente eleito em outubro, Juscelino Kubitschek, no ano seguinte. O episódio ficou conhecido como o Movimento do 11 de novembro.

Desde o suicídio de Getúlio Vargas, que agravou ainda mais a crise política no país, havia pressões para que um golpe fosse dado.

Este plano começou a se desenhar com a eleição de Juscelino Kubitschek e se fortaleceu quando Café Filho se licenciou para o tratamento de um distúrbio cardiovascular.

Coube então ao Ministro da Guerra, o legalista Henrique Duffles Teixeira Lott responder com um golpe preventivo. Com a saída de Café Filho, Luz, presidente da Câmara, assumiu a Presidência e logo deixou clara sua posição política, ao recusar-se a punir militares que abertamente defendiam um golpe para impedir a posse de Juscelino. O pretexto alegado pelos militares era o fato de JK ter tido o apoio do Partido Comunista.

Lott, então, ocupou a capital, forçando Luz e outros ministros a fugirem para São Paulo. Nereu Ramos foi empossado interinamente até a posse do presidente eleito.

Link:
http://jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=28671


Memórias de Varginha: marechal Lott na cidade

maio 31st, 2008 

O ano é 1960 e o marechal Henrique Batista Duffles Teixeira Lott, candidato à Presidência da República, visitava Varginha em campanha. Entre os visitantes, Tancredo Neves. São duas fotos, em sequência, na porta da residência do engenheiro Braz Paione, à rua Santa Cruz, 757, onde atualmente funciona um estacionamento, ao lado do laboratório Frota.
lott_01.jpg
À esquerda, apoiando o braço na mureta, Dª Rosa Del Fraro, mãe do médico Dr. José Del Fraro;
no centro, brincando com o menino, o canditado Mal. Teixeira Lott; à direita, de perfil, Tancredo Neves.
lott_02.jpg
À esquerda o engenheiro Braz Paione, então presidente do PSD local; no centro, de óculos, o jornalista
Mariano Campos; na frente o senador pelo PSD Auro de Moura Andrade e o governador Benedito Valadares.
No dia da foto a “nata” do PSD (Partido Social Democrata) estava presente em Varginha.
(Fotos e informações: professor Afonso Paione)
Marechal Lott: Em 1960, marechal na reserva,  Lott concorreu à eleição presidencial pela mesma coligação entre PTB e PSD que elegera JK. Recebeu um apoio frio de Juscelino – então mais interessado em voltar ao poder para um segundo mandato eletivo em 1965. Derrotado por Jânio Quadros, tentou ainda permanecer na vida pública. Em 1961 declarou-se contrário à tentativa de golpe planejada pelos ministros militares para impedir a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio, o que lhe rendeu uma prisão domiciliar. Por fim, após o Golpe Militar de 1964, residindo em Teresópolis foi declarado inelegível por falta de domicílio regular pela Justiça Eleitoral ao se lançar em 1965 a candidato ao governo do então estado da Guanabara. O marechal Lott afastou-se definitivamente da vida pública por não concordar com a ditadura militar que estava se iniciando no Brasil. Passou o restante da vida em reclusão, tendo ainda que conviver com a prisão e tortura de um neto. Quando morreu, foram-lhe ainda negadas pela ditadura as honras militares a que tinha direito em seu funeral. Faleceu  em 19 de maio de 1984
Fonte: Diário de Teresópolis.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11 de novembro de 1955 e o Marechal Teixeira Lott (Wikepédia)

As Causas do golpe militar de 1964 no Brasil compõem um somatório de eventos que ocorreram a partir de diversas tentativas de golpes militares contra Juscelino Kubitschek em 1955 e do vice-presidente João Goulart em 1961. Um dos principais motivos alegados foi evitar a instalação de um governo totalitário comunista no Brasil.


PARA SABER MAIS, CLIQUE NO SEGUINTE LINK:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Causas_do_golpe_militar_de_1964_no_Brasil

quarta-feira, 9 de novembro de 2011


9 de novembro: um dia fatídico para a Alemanha

Calendário Histórico

 

Não há outro dia que seja tão significativo para a história da Alemanha. De 1918 a 1989, o 9 de novembro foi a data de vários acontecimentos que marcaram a história do país.

 

Em 9 de novembro de 1989, caiu o Muro de Berlim, um acontecimento de amplas consequências não só para a Alemanha como também para todo o mundo. Menos de um ano depois, a 3 de outubro de 1990, concretizava-se a reunificação da Alemanha, que estivera dividida durante 41 anos em consequência da derrota do país na Segunda Guerra Mundial.
O fim da antiga Alemanha Oriental, de regime comunista, deflagrou o desmoronamento de todos os regimes socialistas na Europa, colocando um ponto final no conflito Leste-Oeste e mudando completamente o mapa político do mundo.
O 9 de novembro de 1989 foi, portanto, um dia que mudou o destino da Alemanha e da Europa. Mas já desde os primórdios do século 20 a data foi marcada por acontecimentos importantes.
No dia 9 de novembro de 1918, o social-democrata Philipp Scheidemann proclamou a República na Alemanha, de uma sacada do Reichstag em Berlim. "A monarquia, essa coisa velha e podre, desmoronou-se. Viva o novo, viva a República alemã!", exclamou ele em discurso dirigido aos trabalhadores e soldados.
Loja em Berlim destruída na Noite dos Cristais
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Loja em Berlim destruída na Noite dos Cristais A jovem democracia enfrentou desde o princípio toda uma série de dificuldades, sendo atacada tanto pela esquerda como pela direita. A 9 de novembro de 1923, os nacional-socialistas de Munique realizaram uma passeata que entrou para a história, em direção ao pavilhão da Feldherrnhalle, no centro da capital bávara, numa tentativa frustrada de golpe contra o governo central. À frente do movimento, encontrava-se o então ainda desconhecido Adolf Hitler, que dez anos mais tarde assumiria o poder na Alemanha, dando início ao processo histórico que culminou na maior catástrofe que já abalou o mundo: a Segunda Guerra Mundial.
No caminho que conduziu a ela, os judeus na Alemanha foram sendo progressivamente privados de seus direitos, antes de ser sistematicamente aniquilados a partir de 1942. Em 9 de novembro de 1938, portanto antes ainda do início da guerra, sinagogas foram incendiadas, lojas de judeus foram assaltadas e saqueadas em toda a Alemanha. Aproximadamente 100 judeus foram assassinados e 26 mil transportados para campos de concentração.
O episódio, que ficou conhecido como Noite dos Cristais, é o mais terrível entre os acontecimentos históricos ocorridos num 9 de novembro. Um contraste maior, em relação ao 9 de novembro de 1989, impossível. (lk)
 
 
Mais artigos sobre o tema