quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Eleitores de Corumbá já treinam votos em urnas eletrônicas

Os eleitores corumbaenses já podem treinar a sequência de votos que serão utilizados no processo eleitoral 2010. O Cartório Eleitoral de Corumbá disponibiliza a urna para o treinamento. Ela pode ser encontrada no prédio da instituição das 12h às 19 horas, de segunda a sexta-feira, na rua Delamare, 557, no andar superior do Espaço Educacional. Em breve, ainda antes das eleições deste ano, a 7ª e a 50ª zonas eleitorais serão transferidas para o novo prédio que fica na rua Duque de Caxias, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

“A urna está à disposição dos eleitores diariamente. Em breve, ela visitará os principais pontos da cidade, a fim de estabelecer uma maior proximidade para os eleitores. É de suma importância que os eleitores pratiquem, pois uma indecisão ou imprecisão é capaz de invalidar o voto”, frisou o chefe do cartório da 7ª Zona Eleitoral de Corumbá, Marcos Roberto da Silva Guimarães Acosta.

Além da urna, há um simulador de cargos à disposição do eleitor. Por ser um simulador, o sistema oferece ao usuário a opção de votar em candidatos de cinco legendas fictícias, como informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE): o Partido das Formas Geométricas (PFG) – 91; o Partido das Frutas (PF) – 92; o Partido dos Animais (PA) – 93; o Partido dos Brinquedos (PB) - 94, e o Partido dos Esportes (PE) - 95.

Marcos destacou a necessidade de o eleitor prestar atenção na hora de votar para Senador, afinal serão escolhidos dois nomes. “A sequência de voto é a seguinte: primeiro o eleitor pode fazer a simulação de voto para os cargos de deputado estadual (ou distrital); depois deputado federal; senador (duas vagas), governador e por último presidente. Na hora de votar em senador, ele terá de votar duas vezes. Os candidatos escolhidos para senador devem ser diferentes. Caso o eleitor vote no mesmo senador duas vezes, ele estará anulando seu voto”, explicou a este Diário o chefe do cartório da 7ª Zona Eleitoral.

Na hora da votação, é importante que o eleitor mantenha a calma e preste muita atenção. “Se o eleitor não se atentar e votar no segundo senador, pensando que está votando para governador, ele estará anulando seu voto para segundo senador. Reforço que os eleitores procurem o cartório para treinar, tirar a dúvida quanto à questão de voto para senadores.”

Treinando

Apesar do pouco movimento no Cartório da cidade para treinamento, alguns eleitores, ao procurarem o órgão para verificação de documentação, acabam treinando para a hora de votar, como fez Glória Regina de Oliveira, 40 anos. “Perdi toda a minha documentação e agora estou correndo contra o tempo para retirar tudo o que perdi. Faço questão de votar, sei que meu voto, aliado aos demais, é capaz de melhorar muita coisa. Meu recado é que todos treinem, pois no dia podem se confundir na hora de votar para senador. Eu fiquei confusa na hora de treinar. Mas, me sinto mais segura para o dia da eleição”, argumentou.

Aos 74 anos de idade, Emília Figueiredo Cabral, afirma que tinha medo de não conseguir utilizar a urna eletrônica, mas que agora, acredita que poderá votar com tranquilidade. “A idade complica na hora de votar. Votei na época em que havia cédulas e agora tenho que me acostumar com essa máquina. Eu tinha medo de errar os números, de não saber o que fazer. O treinamento me ajudou muito”, reconheceu. Fonte: Diário Corumbaense

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial