Militares iniciam exercício de guerra no Pantanal (Diário Online/IZ)
Militares do 6º Distrito Naval partiram na tarde desta quinta-feira, 1º de outubro, para um exercício de guerra na região de Forte Coimbra no Pantanal de Corumbá. A missão dos mil homens da Marinha do Brasil é promover a evacuação de civis daquela localidade, distante cerca de 200 quilômetros da área urbana corumbaense.
A simulação faz parte das ações da Operação Laguna e pelo cronograma será realizada na próxima segunda-feira, 05 de outubro. Para a operação de retirada de civis a Força Combinada Ladário conta com reforço da Força de Fuzileiros Navais da Esquadra, sediada no Rio de Janeiro.
Os militares partiram a bordo de nove navios, entre eles o Monitor Parnaíba; o Paraguassu; o Potengí e o Piraim. A estratégia militar conta ainda com o apoio de 320 homens da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e equipes aéreas com helicópteros Super Puma. A Força Combinada Ladário – integrada pela Marinha e Exército – realizará atividades também na região do Morro do Azeite, em Corumbá.
O treinamento visa garantir a soberania da fronteira Oeste do Brasil. A edição 2009 desenvolve na prática a simulação de um conflito internacional. A movimentação de tropas terrestres; aéreas e fluviais acontece simultaneamente nas cidades de Corumbá (Forte Coimbra); Ladário; Bela Vista; Guia Lopes da Laguna; Jardim; Campo Grande; Dourados; Nioaque e Ponta Porã.
“Nesse exercício nós simulamos um conflito e a partir dele tiramos as experiências para aperfeiçoar nosso treinamento. Temos como objetivo promover a evacuação de uma população afetada pelo conflito. Treinamos, nessa operação, atividades e ações humanitárias as quais o país pode vir a se envolver no futuro”, explicou o comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edlander Santos
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial