Corumbá adota mecanismo de "feedback" na rede educacional do município
A Prefeitura Municipal de Corumbá, através do Saef (Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental) coleta informações sobre o rendimento de alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), com a finalidade de o avaliar e, conseqüentemente, reajustá-lo, como aspectos de um processo cibernético (de reajuste) do seu sistema educacional, além de fornecer subsídios para os Sistemas Estadual e Nacional de Ensino, os quais, na linguagem sistêmica, constituem metassistemas do Sistema Municipal correspondente .
Segundo os cânones da metodologia sistêmica, podemos considerar a Prefeitura Municipal de Corumbá, como um sistema municipal, do qual a Reme (Rede Municipal de Ensino) constitui um dos seus subsistemas.
Nesta ótica, o Saef (Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental) seria um subsistema do sistema municipal de ensino fundamental, representado pela Reme (Rede Municipal de Ensino), constituindo esta, um sub-subsistema do Sistema Administrativo Municipal.
Resumindo
- Sistema Administrativo Municipal: Prefeitura Municipal ded Corumbá
- Subsistema: Reme (Rede Municipal de Ensino)
- Sub-subsistema: Saef (Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental).
O Saef (Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental), constitui, pois, um mecanismo de coleta de informações, a fim de avaliar o subsistema educacional do município, com o propósito de introduzir reajustes "feedback", na hipótese de que os resultados obtidos não sejam condizentes com os esperados.
A explanação supra constitui uma interpretação sistêmica e cibernética, deste blog, sobre a matéria jornalística seguinte:
Prefeitura de Corumbá avalia rendimento de alunos Reme
Terça-feira, 04 de Dezembro de 2007 02:18
Jucyllene Castilho
A partir desta terça-feira (4 de dezembro), cerca de 10 mil alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Corumbá, de segunda a nona séries, participam do Saef (Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental). As provas, que tem questões de português e matemática, serão aplicadas em todas as escolas da rede e vão até o dia 10 de dezembro.
Os primeiros a participarem do sistema de avaliação serão os estudantes das escolas Tilma Fernandes, Ângela Maria Perez, Rachid Bardauil, Barão do Rio Branco e Izabel Corrêa. Eles farão as provas nesta terça-feira, das 7h às 9h e das 9h às 11h (período matutino), e das 13h às 15h e das 15h às 17h
(vespertino).
Diagnóstico
O Saef será aplicado por técnicos da Secretaria Executiva de Educação, ligada à Secretaria de Promoção da Cidadania, atendendo determinação do Governo Federal. O objetivo é traçar um diagnóstico dos alunos, o que servirá como referência para o plano estratégico de ação para 2008, em parceria entre governo federal com os estados, municípios e universidades.
Ainda serão identificados os melhores alunos da Reme do ano, que serão premiados pela administração municipal, segundo informou o secretário municipal de Promoção da Cidadania, João Bosco da Silva e Souza.
Fonte: Campo Grande News:
http://www.campograndenews.com.br/ultimasnoticias/view.htm?id=400974
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial